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O FUTURO ESTÁ NA QUALIDADE - E OUTROS ENSINAMENTOS DO CHEF FERRAN ADRIÀ


O El Bulli (Espanha), restaurante eleito por anos o melhor do mundo e detentor de 3 estrelas Michelin, encerrou suas atividades em 2011, mas seu legado na gastronomia perpassa os anos e se mantém vivo na figura do inovador chef Ferran Adrià. Longe da cozinha, sua contribuição atualmente está voltada à disseminação de conhecimento através de suas palestras e seus projetos da El Bulli Foundation, fundação que promove a criatividade no setor gastronômico.

Vanguardista e subversivo, o trabalho inovador de Adrià em gastronomia é comparado com o que Salvador Dali trouxe para as artes plásticas: sua ousada proposta de alta gastronomia a um preço acessível contrariou a lógica e seu modo de preparar e servir os alimentos desafia até hoje a criatividade de chefs de todo o mundo. Em entrevista recente à VIP Magazine, porém, o chef disse que a real inovação é oferecer qualidade.

Acho que estamos seguindo para um futuro na gastronomia onde a qualidade vai dar o tom. (O El Bulli) seria impensável há alguns anos, eu acho… Comida de alta qualidade em ambiente assim, informal? Há uma mudança enorme nesse sentido, uma maior informalidade, uma busca de criatividade. Os restaurantes de alta gastronomia mesmo estão se reinventando”, diz o chef.

Ferran defende que inovação em gastronomia é fazer o que se quer fazer e como se quer fazer. Foi esta a sua experiência no El Bulli e por isso, em sua opinião, é que o restaurante foi considerado “inovador”. Comida é linguagem, e a gastronomia de chef precisa ter a voz de seu criador expressa em todos os detalhes – das primeiras etapas de produção ao que chega (e como chega) à mesa para o cliente. Quando o chef desprende-se de normas e formas pré-estabelecidas e dá voz ao que acredita, é aí que está o conceito.

Há muito que ser aprendido com o chef Ferran Adrià, mas absorver seu conselho máster é primordial. “O meu ponto é que acredito que a inovação no futuro vai ser em qualidade, em torná-la mais acessível”, diz o chef. O seu restaurante está pronto para este futuro?

 


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